Ao longo das décadas em que as revistas em quadrinhos se popularizaram – mesmo que de forma sutil–, tal meio se tornou um dos mais críticos e representativos de toda a cultura pop e Faith é um dos novos exemplos disso.

Faith - A nova aposta da Valiant
Faith – A nova aposta da Valiant

Produzido pela Valiant Comics e aqui no Brasil distribuído pela Jambô, é considerado um dos melhores quadrinhos da editora, onde possui em seu roteiro Jody Houser, que já escreveu para a série de TV “Orphan Black”, junto de Francis Portela e Marguerite Sauvage nas artes.

Criada em 1992 por Jim Shooter e David Lapham, acompanhamos a vida de Faith Herbert,  uma super-heroína acima do peso, que precisa conciliar seu trabalho como jornalista a sua vida de vigilante.

Utilizando o codinome Zephyr (como é conhecida em Los Angeles), a diferença de Faith para as outras personagens femininas vai muito além de seu porte físico, já que a mesma é uma mulher “plus size”, ou seja, não está inclusa nos parâmetros físicos das heroínas que conhecemos – até agora –, o que não é problema algum para ela.

Os dramas vivenciados pela mesma, que há pouco se desvinculou de sua equipe (Os renegados),  busca trabalhar sozinha e precisa solucionar um grande problema, são as engrenagens para que a trama caminhe.

Seja pacata e ao mesmo tempo forte, é quase que impossível não se deixar levar ao decorrer de uma narrativa rápida e envolvente, onde a necessidade de criar muito suspense não se encaixa, fora que a personagem mais parece ser um presente para a crescente legião de fãs da cultura pop(assim como ela), utilizando de tantas referências que o próprio Steve Rogers ficaria alucinado.

Faith - A nova aposta da Valiant
Faith – A nova representação do GirlPower

Mesmo que todo seu contexto e criação não seja algo tão inovador, tirando é claro o fator representatividade que é algo muito bem trabalho aqui sem precisar mencionar a forma de seu corpo a todo instante, ponto muito positivo para sua roteirista.

Faith possui tudo que é necessário para se tornar uma das personagens mais amadas dos últimos anos, pois representa pessoas reais, que assim como eu ou você já sonharam em ter super-poderes.

bio wellington